Do Blog


De acordo com o Houaiss, uma opinião é, antes de tudo, um substantivo feminino, cuja etimologia remonta ao latim opinio, onis (com o segundo “i” de opinio sendo breve e o segundo “o” de opinionis sendo longo).

Mas pode ser, também:

(1) uma maneira de pensar, de ver, de julgar; uma asserção, uma afirmação que o espírito aceita ou rejeita;

(2) um julgamento pessoal (justo ou injusto, verdadeiro ou falso) que se tem sobre determinada questão; parecer, pensamento;

(3) uma posição precisa, ponto de vista que se adota em um domínio particular (social, religioso, político, intelectual etc.); uma idéia, teoria, tese;

(4) um parecer, julgamento emitido após reflexão ou deliberação; voto, partido;

(5) uma hipótese, idéia não verificada ou sem fundamento; uma presunção;

(6) um julgamento de valor sobre alguém ou algo; um conceito;

(7) uma convicção, julgamento coletivo; um conjunto de idéias partilhadas por um grupo, por uma coletividade a respeito de um assunto particular ou de uma série de temas; um consenso; e

(8) uma crença adotada como verdade pelo senso comum sem qualquer reflexão a respeito de sua validade, de seus pressupostos e dos meios pelos quais foi obtida (isso, claro, na filosofia, por oposição à ciência).

Hegel diz que, nesse sentido, o filosófico, "Uma opinião é uma representação subjetiva, um pensamento casual, uma imaginação que crio desta ou daquela maneira e que outro pode criar de modo diferente; a opinião é um pensamento meu, não um pensamento em si universal, que seja em si e por si."

Tendo em vista isso tudo, O_Opinativo é um blog pessoal no qual o seu autor apresenta a sua opinião sobre o que bem entender, mas sobretudo sobre Ciência, Filosofia, Ideologias, Educação e o que mais vier à sua mente. Se estiver interessado, seja bem vindo.

Observação importante: todas as imagens que aparecem n'O_Opinativo pertencem a seus autores e são utilizadas aqui apenas com o intuito de divulgação e, por isso, sempre indicamos a sua origem. Se, por algum motivo, você for dono de alguma delas e se sentir lesado pela sua divulgação, teremos o prazer de retirá-la imediatamente.